Laudes
D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T. Socorrei-nos sem demora.
D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!
T. Eternamente.
Hino
Senhora gloriosa, bem mais que o sol brilhais. O Deus que vos criou ao seio amamentais. O que Eva destruiu, no Filho recriais; do céu abris a porta e os tristes abrigais. Da luz brilhante porta, sois pórtico do Rei. Da Virgem veio a vida. Remidos, bendizei! Ao Pai e ao Espírito, poder, louvor, vitória, e ao Filho, que gerastes e vos vestiu de glória.
Salmodia
Ant. 1 A vós dirijo os meus olhos já bem antes da aurora.
Salmo 118(119),145-152
XIX (Coph)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei (Jo 15,12).
–145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança!
–147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra.
–149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
–151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente.
Ant. A vós dirijo os meus olhos já bem antes da aurora.
Ant. 2 O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação!
Cântico Ex 15,1-4b.8-13.17-18
Hino de vitória após a passagem do Mar Vermelho
Todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus (cf. Ap 15,2-3).
–1 Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: * precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! –2 O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, * pois foi ele neste dia para mim libertação!
= Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.† 3 O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”:* 4 os soldados e os carros do Faraó jogou no mar.
=8 Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, † levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, * e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.
=9 O inimigo tinha dito: “Hei de segui-los e alcançá-los! † Repartirei os seus despojos e minh’alma saciarei; * arrancarei da minha espada e minha mão os matará!” –10 Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; * afundaram como chumbo entre as águas agitadas.
=11 Quem será igual a vós, entre os fortes, ó Senhor? † Quem será igual a vós, tão ilustre em santidade, * tão terrível em proezas, em prodígios glorioso?
=12 Estendestes vossa mão, e a terra os devorou; † 13 mas o povo libertado conduzistes com carinho * e o levastes com poder à vossa santa habitação.
–17 Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso monte,* no lugar que preparastes para a vossa habitação, – no Santuário construído pelas vossas próprias mãos. * 18 O Senhor há de reinar eternamente, pelos séculos!
Ant. O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação!
Ant. 3 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes! †
Salmo 116(117)
Louvor ao Deus misericordioso
Eu digo: ... os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9).
–1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * † povos todos, festejai-o! –2 Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel!
Ant. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes!
Leitura breve (Mq 5,2-3a.4a)
Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo que que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; e ele será a paz.
Para meditar (Padre Chevalier, no livro “N. Sra. Do Sagrado Coração”)
Subamos juntos ao Calvário. Ao pé da cruz, entre angústias e dores, será conferido a Maria o título de Mãe da Humanidade. Ali a Virgem-Mãe, no meio de terríveis dores, nos deu à luz. O Homem-Deus, cravado na árvore da cruz, olhando ternamente para sua mãe, disse: “Mulher eis o teu filho”. E, imediatamente, voltando-se para João, exclamou: “Eis tua Mãe”. Ó mulher bendita entre todas as mulheres, mãe verdadeira de todos os viventes, vós que sois a nova Eva, fazei de nós novas criaturas e associai-nos à obra da Redenção.
Cântico evangélico: Benedictus (no encarte)
Ant. Mistério admirável é hoje anunciado: Eis que tudo se renova: Fez-se homem o próprio Deus; conservando a divindade, assumiu a humanidade.
Preces Celebremos nosso Salvador, que se dignou nascer da Virgem Maria; e peçamos:
R. Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!
1. Sol de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. R.
2. Palavra eterna do Pai, que escolhestes Maria como arca incorruptível para vossa morada, livrai-nos da corrupção do pecado. R.
3. Salvador do mundo, que tivestes vossa Mãe junto à cruz, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de participar generosamente nos vossos sofrimentos. R.
4. Jesus de bondade, que, pregado na cruz, destes Maria por Mãe a João, fazei que vivamos também como seus filhos. R.
(intenções livres)
Pai nosso...
Oração do Culto Perpétuo (no encarte)
Oração
D. Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Para ouvir e praticar:
Contemplando com Maria o seu lado aberto, entramos no mistério do Coração de Jesus e recebemos o dom do seu Espírito. Experimentamos na fé o poder do seu amor que perdoa, cura e transforma. Queremos viver e proclamar este amor, ajudando outros a descobrir que em Jesus, Deus os ama com um coração humano, e é a resposta às suas esperanças, questionamentos e necessidades. (Const. FDNSC, 5).