QUARTA-FEIRA – Dia votivo de São José

Escrito em 15/07/2025

Laudes

D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.

T. Socorrei-nos sem demora.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

T. Eternamente.

Hino

Anuncia a aurora o dia,

chama todos ao trabalho;

como outrora em Nazaré,

já se escutam serra e malho.

Salve, ó chefe de família!

Que mistério tão profundo

ver que ensinas teu ofício

a quem fez e salva o mundo!

Habitando agora o alto

com a Esposa e o Salvador,

vem e assiste aqui na terra

todo pobre e sofredor!

Ganhe o pobre um bom salário,

e feliz seja em seu lar;

gozem todos de saúde

com modéstia e bem-estar.

São José, roga por nós

à Trindade que é um só Deus;

encaminha os nossos passos,

guia a todos para os céus.

Salmodia

Ant. 1 Os pastores vieram depressa e encontraram Maria e José e, no presépio, o Menino deitado.

Salmo 35(36)

A malícia do pecador e a bondade de Deus

Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

–2 O pecado sussurra ao ímpio * lá no fundo do seu coração; – o temor do Senhor, nosso Deus, * não existe perante seus olhos. –3 Lisonjeia a si mesmo pensando: * “Ninguém vê nem condena o meu crime!”

–4 Traz na boca maldade e engano; * já não quer refletir e agir bem. =5 Arquiteta a maldade em seu leito, † nos caminhos errados insiste * e não quer afastar-se do mal.

–6 Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, * chega às nuvens a vossa verdade. –7 Como as altas montanhas eternas * é a vossa justiça, Senhor; – e os vossos juízos superam * os abismos profundos dos mares.

– Os animais e os homens salvais: * 8 quão preciosa é, Senhor, vossa graça! – Eis que os filhos dos homens se abrigam * sob a sombra das asas de Deus. –9 Na abundância de vossa morada, * eles vêm saciar-se de bens.

– Vós lhes dais de beber água viva, * na torrente das vossas delícias. –10 Pois em vós está a fonte da vida, * e em vossa luz contemplamos a luz. –11 Conservai aos fiéis vossa graça, * e aos retos, a vossa justiça!

–12 Não me pisem os pés dos soberbos, * nem me expulsem as mãos dos malvados! –13 Os perversos, tremendo, caíram * e não podem erguer-se do chão.

Ant. Os pastores vieram depressa e encontraram Maria e José e, no presépio, o Menino deitado.

Ant. 2 José e Maria, a Mãe de Jesus, se admiravam das coisas que dele eram ditas.

Cântico Jt 16,1-2.13-15

Deus, Criador do mundo e protetor do seu povo

Entoaram um cântico novo (Ap 5,9).

–1 Cantai ao Senhor com pandeiros, * entoai seu louvor com tambores! – Elevai-lhe um salmo festivo, * invocai o seu nome e exaltai-o!

–2 É o Senhor que põe fim às batalhas, * o seu nome glorioso é “Senhor”! –13 Cantemos louvores a Deus, * novo hino ao Senhor entoemos!

– Vós sois grande, Senhor-Adonai, * admirável, de força invencível! –14 Toda a vossa criatura vos sirva, * pois mandastes e tudo foi feito!

– Vosso sopro de vida enviastes, * e eis que tudo passou a existir; – não existe uma coisa ou pessoa, * que resista à vossa palavra!

–15 Desde as bases, os montes se abalam, * e as águas também estremecem; – como cera, derretem-se as pedras * diante da vossa presença.

– Mas aqueles que a vós obedecem * junto a vós serão grandes em tudo.

Ant. José e Maria, a Mãe de Jesus, se admiravam das coisas que dele eram ditas.

Ant. 3 José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe, e fugiu para a terra do Egito; ficou lá até a morte de Herodes.

Salmo 46(47) O Senhor, Rei do universo

Está sentado à direita de Deus Pai, e o seu Reino não terá fim.

–2 Povos todos do universo, batei palmas, * gritai a Deus aclamações de alegria! –3 Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, * o soberano que domina toda a terra.

–4 Os povos sujeitou ao nosso jugo * e colocou muitas nações aos nossos pés. –5 Foi ele que escolheu a nossa herança, * a glória de Jacó, seu bem-amado.

–6 Por entre aclamações Deus se elevou, * o Senhor subiu ao toque da trombeta. –7 Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, * Salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

–8 Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, * ao som da harpa acompanhai os seus louvores! –9 Deus reina sobre todas as nações, * está sentado no seu trono glorioso.

–10 Os chefes das nações se reuniram * com o povo do Deus santo de Abraão, – pois só Deus é realmente o Altíssimo, * e os poderosos desta terra lhe pertencem!

Ant. José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe, e fugiu para a terra do Egito; ficou lá até a morte de Herodes.

Leitura breve (Tb 4,14b-15a.16ab.19a)

Meu filho, sê vigilante em todas as tuas obras e mostra-te prudente em tua conversação. Não faças a ninguém o que para ti não desejas. Dá de teu pão a quem tem fome, e de tuas vestes aos que estão despidos. Dá de esmola todo o teu supérfluo. Bendize o Senhor em todo o tempo, e pede-lhe para que sejam retos os teus caminhos e tenham êxito todos os teus passos e todos os teus projetos.

Para meditar (Padre Chevalier, nas Constituições MSC de 1877)

Que todos recordem sempre que no Coração de Jesus todos são membros da mesma família e do mesmo corpo, de sorte que os bens e males de cada um são comuns a todos, formando um só coração e uma só alma (At 4, 32). Evitem cuidadosamente todo tipo de discussão ou discórdia, de difamação, ódio ou inveja. Imitadores do Coração de Jesus, que todos os seus atos respirem afeição e caridade genuína para com os demais, antecipando-se sempre com bondade, sem deixar-se levar pelas diferenças de personalidade, de linguagem ou de região. Será uma alegria para todos se ajudarem uns aos outros, dando sempre bom exemplo em tudo, com a oração, com bons conselhos e por todos os meios possíveis.

Cântico evangélico: Benedictus (no encarte)

Ant. José foi habitar em Nazaré da Galileia, para cumprir-se a profecia: Nazareu será chamado.

Preces

Demos graças e louvores a Cristo pela sua admirável condescendência em chamar de irmãos àqueles que santificou. Por isso, supliquemos:

R. Santificai, Senhor, os vossos irmãos e irmãs!

1. Fazei que vos consagremos de coração puro o princípio deste dia, e que o santifiquemos através da prática do Evangelho, buscando em tudo ter um coração semelhante ao vosso. R.

2. Vós, que nos dais este novo dia, como sinal do vosso amor, dai esperança aos que estão tristes e desmotivados, para sua alegria e salvação. R.

3. Ajudai-nos a ter ânimo e sabedoria para que, ao longo deste dia, possamos colocar nossos dons à disposição de todos e assim possamos, em tudo, amar e servir. R.

4. Dai doçura e leveza ao nosso coração, e que a ninguém paguemos o mal com o mal, mas, antes, sejamos instrumentos de vosso amor e de vossa alegria. R.

5. Concedei a todas as religiosas da Família Chevalier, a graça de, como Maria, levar o mundo ao vosso Coração, sendo cada vez mais irmãs do povo. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração do Culto Perpétuo (no encarte)

Oração

D. Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.

Para ouvir e praticar:

Estamos atentos e atentas às necessidades emergentes, particularmente aquelas que são resultado da pobreza, violência, opressão, degradação do meio ambiente e deslocamento de pessoas. Damos especial atenção ao tratamento injusto contra as mulheres e as crianças. Engajamo-nos no diálogo inter-religioso e ecumênico respeitando a crença dos outros e estamos abertas a aprender deles. Conscientes do potencial da tecnologia e dos meios de comunicação, procuramos oportunidade de empregá-los para o crescimento do Reino de Deus. (Const. FDNSC, 59).


.