Pode ser utilizada em visitas missionárias, ou sempre que se desejar. No caso de uma visita missionária, se sugere que a pessoa que visita a casa, ao chegar o momento da benção, inicie com o sinal da cruz e em seguida diga a todos: “O Senhor esteja convosco!”, ao que todos respondem: “Ele está no meio de nós!”. Após isso pode-se proclamar este texto bíblico:
Do Evangelho segundo Lucas (19, 1-10)
Naquele tempo Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia em Jericó um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. Ele queria ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e também porque era muito baixo. Então, correndo à frente de todos, Zaqueu subiu em uma figueira a fim de ver a Jesus, pois ele ia passar por ali. Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e lhe disse: “Desça depressa, Zaqueu, pois eu tenho que ficar na sua casa hoje.” Ele desceu depressa e o recebeu com grande alegria. Todos viram aquilo e começaram a reclamar, dizendo: “Ele vai ficar na casa desse pecador!” Zaqueu se levantou e disse: “Olhe, Senhor! Eu darei metade de tudo o que tenho aos pobres e, se enganei alguém para lhe tirar alguma coisa, eu devolverei quatro vezes mais.” Jesus, então, lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. O Filho do Homem veio para procurar e salvar o perdido.”
(Outros textos podem ser usados: Mc 1, 29-32: Jesus cura a sogra de Pedro; Lc 24, 28-32: “Fica conosco, Senhor!”, ou outro que se desejar. Se for oportuno, pode-se fazer uma partilha do texto bíblico e preces espontâneas. A pessoa que visita tenha discernimento para perceber se a oração deve ser mais longa ou mais curta e use de bom senso para omitir ou acrescentar o que for necessário. Por fim, reza-se a oração de benção que vem a seguir:)
Deus, Pai de misericórdia, criador de todas as coisas; invocamos o teu Espírito Santo sobre este lar e seus moradores. Assim como visitaste e abençoaste a casa de Abraão, de Isaac e de Jacó, visita-nos e guarda-nos na tua luz. Guarda estas paredes de todos os perigos: do incêndio, da inundação, do raio, dos assaltos, de todo e qualquer mal. Venham teus anjos portadores de paz! Suplicamos também a proteção e a saúde para todos os que aqui habitam. Que nunca falte nessa casa o pão, nem o trabalho. Afasta-os da divisão, do ódio, da falta de perdão e da falta de fé. Abençoa e guarda este lar e todos os que o visitam. Isto te pedimos, Pai Amoroso, por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Pai Nosso...
(Depois do “Pai Nosso” pode-se aspergir a casa com água benta enquanto se rezam quantas “Ave Marias” forem necessárias para aspergir todo o espaço. Se houver um enfermo na casa, pode-se rezar, também, a oração a seguir)