Estas celebrações foram pensadas para serem usadas em datas específicas. Mas nada impede que sejam usadas em outros dias do ano, como em retiros, assembleias, encontros, etc.
AINDA SEM DATA
BEATO Pe. JOÃO ALONSO e COMPANHEIROS MÁRTIRES
Religiosos MSC e leigos
paramentos vermelhos.
Antífona de entrada
Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.
Oração do dia
Ó Deus, ao comemorarmos todos os anos a paixão dos mártires José Maria Gran e Companheiros, dai-nos a alegria de ver atendidas nossas preces, para imitarmos sua firmeza na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Primeira leitura
Leitura do Apocalipse de São João (7, 9-17)
Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro". Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: "Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém". E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?" Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro". Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial (123)
R. Nosso auxílio está no nome do Senhor.
1. Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,/ que o diga Israel neste momento; /se o Senhor não estivesse ao nosso lado, /quando os homens investiram contra nós, /com certeza nos teriam devorado/ no furor de sua ira contra nós.
2. Então as águas nos teriam submergido, /a correnteza nos teria arrastado,/ e então, por sobre nós teriam passado /essas águas sempre mais impetuosas. /Bendito seja o Senhor, que não deixou / cairmos como presa de seus dentes!
3. Nossa alma como um pássaro escapou /do laço que lhe armara o caçador; /o laço arrebentou-se de repente, / e assim nós conseguimos libertar-nos./ O nosso auxílio está no nome do Senhor,/ do Senhor que fez o céu e a terra!
Aclamação ao Evangelho (Mt 5, 10)
V. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
R. Felizes os que são perseguidos,
Por causa da justiça do Senhor,
Porque o Reino do Céus há de ser deles! V.
EVANGELHO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (10,24-33)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. Palavra da Salvação.
Sobre as oferendas
Recebei, Pai santo, as nossas oferendas na comemoração dos vossos santos mártires e dai-nos a graça de não vacilar ao proclamarmos nossa fé. Por Cristo, nosso Senhor
Antífona da comunhão (Jo 15, 13)
Não há maior prova de amor que dar a vida pelos amigos, diz o Senhor.
Depois da comunhão
Ó Deus que, de modo admirável, manifestastes em vossos mártires o mistério da cruz, concedei que, fortalecidos por este sacrifício, possamos seguir fielmente a Cristo e participar na Igreja da obra de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
1 de fevereiro
BEATO BENTO DASWA, leigo mártir
paramentos vermelhos.
Antífona de entrada
Este Santo lutou até à morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.
Oração do dia
Deus onipotente e misericordioso, destes a Bento Daswa superar as torturas do martírio. Concedei que, celebrando o dia do seu triunfo, passemos invictos por entre as ciladas do inimigo, graças a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Primeira leitura
Leitura do livro do profeta Isaías (50, 5-9a)
O Senhor Deus abriu-me o ouvido e eu não relutei, não me esquivei. Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros. Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis por que não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado. Aquele que me fará justiça aí está. Quem ousará atacar-me? Vamos medir-nos! Quem será meu adversário? Que se apresente! O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá. Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial Sl 114 (115)
R. Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
1. Eu amo o Senhor, porque ouve /o grito da minha oração. /Inclinou para mim seu ouvido, /no dia em que eu o invoquei. R.
2. Prendiam-me as cordas da morte,/ apertavam-me os laços do abismo; /invadiam-me angústia e tristeza: /eu então invoquei o Senhor + “Salvai, ó Senhor, minha vida!”
3. O Senhor é justiça e bondade,/ nosso Deus é amor-compaixão./ É o Senhor quem defende os humildes:/ eu estava oprimido, e salvou-me.
4. Libertou minha vida da morte, + enxugou de meus olhos o pranto/ e livrou os meus pés do tropeço./ Andarei na presença de Deus, /junto a ele na terra dos vivos.
Aclamação ao Evangelho (Gl 6,14)
V. Aleluia, aleluia, aleluia.
R. Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus,
Pela qual o mundo está crucificado para mim
E eu para este mundo. R.
Evangelho (Mc 8, 27-35)
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. Palavra da Salvação
Sobre as oferendas
Santificai, ó Deus, com a vossa bênção, as nossas oferendas e acendei em nós o fogo do vosso amor, que levou Bento Daswa a vencer os tormentos do martírio. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Mt 16, 24)
Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me, diz o Senhor.
Depois da comunhão
Ó Deus, que estes sagrados mistérios nos concedam a fortaleza de ânimo que levou vosso mártir Bento Daswa a vos servir fielmente e a vencer o martírio. Por Cristo, nosso Senhor.
19 de março
SÃO JOSÉ, EXEMPLO E PADROEIRO DOS AMIGOS DO SAGRADO CORAÇÃO
Padroeiro da Família Chevalier
Solenidade: Paramentos Brancos, canta-se o Glória e reza-se o Creio.
Tudo como no Missal, página 563
Último sábado do mês de maio
NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Padroeira principal da Família Chevalier
Solenidade: Paramentos Brancos, canta-se o Glória e reza-se o Creio.
Esses são os textos para a Solenidade de Nossa Senhora do Sagrado Coração. “Oficialmente” está prevista para o último sábado de maio, porém, no Brasil essa data varia conforme o costume do grupo. Esses mesmos textos podem ser utilizados sempre que se quiser honrar Nossa Senhora do Sagrado Coração, como em peregrinações, retiros, encontros etc., podendo-se omitir uma das leituras quando for o caso.
Antífona da entrada (cf. Jr 31, 3b-4a)
Eu te amei com amor eterno, por isso, conservarei meu amor por ti,
e tu te encherás de alegria, ó Virgem de Israel.
Oração do dia
Ó Deus, que manifestastes em Jesus Cristo as inefáveis riquezas do vosso amor e quisestes associar a Santa Virgem Maria ao mistério do vosso Coração, nós vos suplicamos que nos concedais também participar deste amor e ser cada dia testemunhas da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Primeira Leitura - Is 66, 10-14c
Leitura do Livro do profeta Isaías:
Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela, todos vós, que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós, que choráveis por ela, para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”. Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 44(45)
R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: *
que o rei se encante com vossa beleza!
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso senhor! – R.
2. O povo de Tiro vos traz seus presentes, / os grandes do povo vos pedem favores. / Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. – R.
3. Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. – R.
Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas (4, 4-7)
Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai! Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.
Palavra do Senhor.
Aclamação ao Evangelho (Lc 11, 28)
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! R
EVANGELHO
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (19,25-34).
Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava
consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Palavra da Salvação.
Oração sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, as preces e as oferendas que vos apresentamos em honra da Esperança dos desesperados, e fazei que, por este sacramento tenhamos, como Ela, os mesmos sentimentos do Coração de Cristo. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Antífona da Comunhão (1 Jo 4,16b)
“Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.”
Depois da Comunhão
Neste dia, em que festejamos a Virgem Maria, recebemos de Vós o alimento abundante na fonte do Salvador. Por isso, vos pedimos, por este sacramento de unidade e de amor, que nos ajudeis a cumprir melhor a missão de servir nossos irmãos, por amor de Vós. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Sexta-feira após o 2º Domingo depois de Pentecostes
SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Titular dos Missionários do Sagrado Coração
Solenidade: Paramentos Brancos, canta-se o Glória e reza-se o Creio.
Tudo como no Missal, página 382
7 de julho
BEATO PEDRO TO ROT, leigo mártir
paramentos vermelhos.
Antífona de entrada
Eis uma verdadeira testemunha, que derramou seu sangue pelo Cristo. Não temeu as ameaças dos juízes e conquistou o reino do céu.
Oração do dia
Deus onipotente e misericordioso, destes ao beato Pedro To Rot superar as torturas do martírio. Concedei que, celebrando o dia do seu triunfo, passemos invictos por entre as ciladas do inimigo, graças a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Primeira Leitura
Leitura da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 3, 14-17)
Irmãos bem-amados: Se tiverdes que sofrer por causa da justiça, sereis felizes. Não tenhais medo de suas intimidações, nem vos deixeis perturbar. Antes, santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal. Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial (Sl 30)
R. Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.
1. Senhor, eu ponho em vós minha esperança;/ que eu não fique envergonhado eternamente!/ Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,/ porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
2. Tornei-me o opróbrio do inimigo,/ o desprezo e zombaria dos vizinhos,/ e objeto de pavor para os amigos;/ fogem de mim os que me veem pela rua./ Os corações me esqueceram como um morto,/ e tornei-me como um vaso espedaçado!
3. A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,/ e afirmo que só vós sois o meu Deus!/ Eu entrego em vossas mãos o meu destino;/ libertai-me do inimigo e do opressor!
4. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,/ e salvai-me pela vossa compaixão!/ Fortalecei os corações, tende coragem,/ todos vós que ao Senhor vos confiais!
Aclamação ao Evangelho (2Cor 1, 3b-4a)
V. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
R. Bendito seja o Pai misericordioso
Que em todo sofrimento nos consola! V.
EVANGELHO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (10,17-22)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Palavra da Salvação.
Sobre as oferendas
Nós vos apresentamos, ó Deus, estas oferendas, comemorando vosso mártir Pedro To Rot, a quem nenhuma provação conseguiu separar da unidade do vosso Corpo. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Jo 15,5)
Eu sou a videira, vós os ramos, diz o Senhor. Quem permanece em mim e eu nele, dá muito fruto.
Depois da comunhão
Refeitos por esta Eucaristia, concedei-nos, ó Deus, que, imitando a constância de Pedro To Rot, possamos merecer um dia o prêmio da nossa paciência. Por Cristo, nosso Senhor.
6 de novembro
BEATO Pe. ANTÔNIO ARRIBAS E COMPANHEIROS MÁRTIRES MSC
paramentos vermelhos.
Antífona de entrada
Pelo amor de Cristo o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna.
Oração do dia
Ó Deus, que com a ajuda da Virgem Maria, levastes os bem-aventurados mártires Antônio Arribas e companheiros à imitação de Cristo até o derramamento do sangue, concedei-nos, por sua intercessão, confessar a fé com fortaleza de palavra e de obra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Primeira leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (8,31b-39)
Irmãos: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos? Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós? Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Pois é assim que está escrito: 'Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro'. Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 5)
R. Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria!
1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar;/ encheu-se de sorriso nossa boca,/ nossos lábios, de canções. R.
2. Entre os gentios se dizia: "Maravilhas/ fez com eles o Senhor!"/ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria! R.
3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas,/ ceifarão com alegria. R.
4. Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ Carregando os seus feixes. R.
Aclamação ao Evangelho (1Jo 4, 10b)
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Tanto amor Deus nos mostrou, que seu Filho entregou,
Como vítima expiatória pelas nossas transgressões. R.
EVANGELHO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (15, 18-21)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. Palavra da Salvação.
Sobre as oferendas
Este sacrifício, ó Pai, que vamos oferecer pelo glorioso triunfo dos mártires Antonio Arribas e Companheiros, inflame nossos corações com vosso amor e nos leve a perseverar até a recompensa prometida. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Rm 8,3-39)
Nem a morte, nem a vida, nem criatura alguma nos poderá separar do amor de Cristo.
Depois da comunhão
Na festa dos vossos mártires Antônio Arribas e Companheiros, fomos alimentados ó Pai, com o Corpo e Sangue do vosso Filho. Fazei que, perseverando na caridade, encontremos em vós o sustento da nossa vida, a razão da nossa existência e o destino da nossa caminhada. Por Cristo, nosso Senhor.