SEGUNDA-FEIRA

Escrito em 15/07/2025

Laudes

D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.

T. Socorrei-nos sem demora.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

T. Eternamente.

Hino

Clarão da glória do Pai, ó Luz, que a Luz origina, sois Luz da Luz, fonte viva, sois Luz que ao dia ilumina.

Brilhai, ó Sol verdadeiro, com vosso imenso esplendor, e dentro em nós derramai do Santo Espírito o fulgor.

Também ao Pai suplicamos, ao Pai a glória imortal, ao Pai da graça potente, que a nós preserve do mal.

Na luta fortes nos guarde vencendo o anjo inimigo. Nas quedas, dê-nos a graça, de nós afaste o perigo.

As nossas mentes governe num corpo casto e sadio. A nossa fé seja ardente, e não conheça desvio.

O nosso pão seja o Cristo, e a fé nos seja a bebida. O Santo Espírito bebamos nas fontes puras da vida.

Alegre passe este dia, tão puro quanto o arrebol. A fé, qual luz cintilante, refulja em nós como o sol.

A aurora em si traz o dia. Vós, como aurora, brilhai: ó Pai, vós todo no Filho, e vós, ó Verbo, no Pai.

Salmodia

Ant. 1 Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.

Salmo 5,2-10.12-13

Oração da manhã para pedir ajuda

Aqueles que acolherem interiormente a Palavra de Cristo nele exultarão eternamente.

–2 Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, * atendei o meu gemido! –3 Ficai atento ao clamor da minha prece, * ó meu Rei e meu Senhor!

–4 É a vós que eu dirijo a minha prece; * de manhã já me escutais! – Desde cedo eu me preparo para vós, * e permaneço à vossa espera.

–5 Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, * não pode o mau morar convosco; –6 nem os ímpios poderão permanecer * perante os vossos olhos.

–7 Detestais o que pratica a iniquidade * e destruís o mentiroso. – Ó Senhor, abominais o sanguinário, * o perverso e enganador.

–8 Eu, porém, por vossa graça generosa, * posso entrar em vossa casa. – E, voltado reverente ao vosso templo, * com respeito vos adoro.

–9 Que me possa conduzir vossa justiça, * por causa do inimigo! – À minha frente aplainai vosso caminho, * e guiai meu caminhar!

–10 Não há, nos lábios do inimigo, lealdade: * seu coração trama ciladas; – sua garganta é um sepulcro escancarado * e sua língua é lisonjeira.

–12 Mas exulte de alegria todo aquele * que em vós se refugia; – sob a vossa proteção se regozijem, * os que amam vosso nome!

–13 Porque ao justo abençoais com vosso amor, * e o protegeis como um escudo!

Ant. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.

Ant. 2 Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.

Cântico 1Cr 29,10-13 Honra e glória, só a Deus

Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1,3).

=10 Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, † Senhor Deus de Israel, o nosso pai, * desde sempre e por toda a eternidade!

=11 A Vós pertencem a grandeza e o poder, † toda a glória, esplendor e majestade, * pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

= A vós, Senhor, também pertence a realeza, † pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * 12 Toda glória e riqueza vêm de vós!

= Sois o Senhor e dominais o universo, † em vossa mão se encontra a força e o poder, * em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

=13 Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui! † e, agradecidos, nós queremos vos louvar * e celebrar o vosso nome glorioso!

Ant. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.

Ant. 3 Adorai o Senhor no seu templo sagrado.

Salmo 28(29) A voz poderosa de Deus

Do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3,17).

–1 Filhos de Deus, tributai ao Senhor, * tributai-lhe a glória e o poder! –2 Dai-lhe a glória devida ao seu nome; * adorai-o com santo ornamento!

–3 Eis a voz do Senhor sobre as águas, * sua voz sobre as águas imensas! =4 Eis a voz do Senhor com poder! † Eis a voz do Senhor majestosa, * sua voz no trovão reboando!

–5 Eis que a voz do Senhor quebra os cedros, * o Senhor quebra os cedros do Líbano. –6 Faz o Líbano saltar qual novilho, * e o Sarion como um touro selvagem!

=7 Eis que a voz do Senhor lança raios, † 8 a voz de Deus faz tremer o deserto, * faz tremer o deserto de Cades.

=9 Voz de Deus que contorce os carvalhos, † voz de Deus que devasta as florestas! * No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”

–10 É o Senhor que domina os dilúvios, * o Senhor reinará para sempre. –11 Que o Senhor fortaleça o seu povo, * e abençoe com paz o seu povo!

Ant. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.

Leitura breve (2Ts 3,10b-13)

Quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão. E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

Para meditar (Padre Chevalier, no livro “Meditações para todos os dias do ano”)

Temos que desvelar-nos pelos pobres. Jesus Cristo, com seu exemplo, nos obriga a esse trabalho. Habitualmente os ricos têm em abundância o Pão da Palavra de Deus, ao passo que os pobres perecem, todos os dias, com a falta deste Pão. Todos devemos trabalhar com zelo para instrui-los, tanto quanto seja possível. Os pobres estão desprovidos de ajuda espiritual e material. Quem é que se preocupa com eles? E eles são, no entanto, a porção escolhida do rebanho do divino Pastor, os amigos privilegiados do seu Coração. Por acaso poderíamos ficar insensíveis a essa dupla penúria dos pobres? Se a nossa fé fosse mais viva, veríamos sempre neles a imagem de Jesus Cristo, e não mediríamos esforços para ajuda-los.

Cântico evangélico: Benedictus (no encarte)

Ant. Bendito seja o Senhor, nosso Deus!

Preces

Glorifiquemos a Cristo, em quem habita toda a plenitude da graça e do Espírito Santo; e imploremos com amor e confiança:

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito!

1. Acompanhai, Senhor, nesta nova semana, todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. R.

2. Confortai e fortalecei os desempregados e marginalizados, fazei-lhes sentir, através de nós, vosso apoio e comunhão. R.

3. Abençoai, Senhor, os esforços em defesa do meio ambiente e todas as organizações que trabalham para tornar este mundo mais habitável. R.

4. Fortalecei nossa comunidade no serviço uns dos outros e de todos os irmãos e irmãs, por um mundo mais justo e fraterno. R.

5. Dai a todos os leigos e leigas da Família Chevalier, a graça de serem imitadores do vosso Coração nas mais diversas realidades em que vivem. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração do Culto Perpétuo (no encarte)

Oração

D. Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.

Para ouvir e praticar:

Respondemos ao amor do Coração de Jesus por uma vida de oração que tem por centro a Eucaristia e é expressa no serviço apostólico prestado a todos, particularmente aos pobres e marginalizados. Através de nossa união ao Coração de Jesus participamos de sua obra de salvação restaurando em nós mesmas e no mundo ferido pelo pecado seu amor, justiça e paz. (Const. FDNSC, 6).


.