DOMINGO E SOLENIDADES

Escrito em 15/07/2025

Laudes

D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.

T. Socorrei-nos sem demora.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

T. Eternamente.

Hino

Desdobra-se no céu

a rutilante aurora.

Alegre, exulta o mundo;

gemendo, o inferno chora.

Pois eis que o Rei, descido

à região da morte,

àqueles que o esperavam

conduz à nova sorte.

Por sob a pedra posto,

por guardas vigiado,

sepulta a própria morte

Jesus ressuscitado.

Da região da morte

cesse o clamor ingente:

'Ressuscitou!' exclama

o Anjo refulgente.

Jesus, perene Páscoa,

a todos alegrai-nos.

Nascidos para a vida,

da morte libertai-nos.

Louvor ao que da morte

ressuscitado vem,

ao Pai e ao Paráclito

eternamente. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Desde a aurora ansioso vos busco, para ver vossa glória e poder.

Salmo 62(63),2-9 Sede de Deus

Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).

–2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * Desde a aurora ansioso vos busco! = A minh’alma tem sede de vós, † minha carne também vos deseja, * como terra sedenta e sem água!

–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, * para ver vossa glória e poder. –4 Vosso amor vale mais do que a vida: * e por isso meus lábios vos louvam.

–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, * e elevar para vós minhas mãos! –6 A minh’alma será saciada, * como em grande banquete de festa; – cantará a alegria em meus lábios, * ao cantar para vós meu louvor!

–7 Penso em vós no meu leito, de noite, * nas vigílias suspiro por vós! –8 Para mim fostes sempre um socorro; * de vossas asas à sombra eu exulto! –9 Minha alma se agarra em vós; * com poder vossa mão me sustenta.

Ant. Desde a aurora ansioso vos busco, para ver vossa glória e poder.

Ant. 2 A uma só voz, os três jovens cantavam no meio das chamas: Bendito seja o nome do Senhor.

Cântico Dn 3,57-88.56

Louvor das criaturas ao Senhor

Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).

–57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! –58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * 59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Ou: R. A Ele glória e louvor eternamente!)

–60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * 61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor! –62 Lua e sol, bendizei o Senhor! * 63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor! (R.)

–64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * 65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor! –66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! * 67 Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.)

–68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * 69 Geada e frio, bendizei o Senhor! –70 Gelos e neves, bendizei o Senhor! * 71 Noites e dias, bendizei o Senhor! (R.)

–72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * 73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!

–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.)

–75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! * 76 Plantas da terra, bendizei o Senhor! –77 Mares e rios, bendizei o Senhor! * 78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! (R.)

–79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * 80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor! –81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * 82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor! (R.)

–83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! –84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * 85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor! (R.)

–86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! * 87 Santos e humildes, bendizei o Senhor! –88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, * louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.)

– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! –56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.)

No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai.

Ant. A uma só voz, os três jovens cantavam no meio das chamas: Bendito seja o nome do Senhor.

Ant. 3 Os filhos de Sião rejubilem no seu Rei.

Salmo 149

A alegria e o louvor dos santos

Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio).

–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * e o seu louvor na assembleia dos fiéis! –2 Alegre-se Israel em Quem o fez, * e Sião se rejubile no seu Rei! –3 Com danças glorifiquem o seu nome, * toquem harpa e tambor em sua honra!

–4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * e coroa com vitória os seus humildes. –5 Exultem os fiéis por sua glória, * e cantando se levantem de seus leitos, –6 com louvores do Senhor em sua boca * e espadas de dois gumes em sua mão,

–7 para exercer sua vingança entre as nações * e infligir o seu castigo entre os povos, –8 colocando nas algemas os seus reis, * e seus nobres entre ferros e correntes,

–9 para aplicar-lhes a sentença já escrita: * Eis a glória para todos os seus santos.

Ant. Os filhos de Sião rejubilem no seu Rei.

Leitura breve (At 10,40-43)

Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas dão testemunho dele: todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados.

Para meditar (Pe. Chevalier, no livro “Meditações para todos os dias do ano”)

Nossa confiança em Jesus Cristo está baseada sobretudo na bondade que sempre demonstrou. Depois de tantas e tão grandes provas de amor, poderíamos vacilar em mostrar-lhe nossa mais sincera e ilimitada confiança? Além disso, temos sua promessa de que conseguiremos do Pai sempre e incondicionalmente tudo o que peçamos em seu nome. Não importam quais sejam nossas fraquezas, nossas tentações e inclusive nossos erros, deixemos de lado todo medo e abramos nosso coração à confiança. Ele jamais permitirá que pereçamos.

Cântico evangélico: Benedictus (no encarte)

Ant. O Senhor mostrou misericórdia aos nossos pais.

Preces

Louvemos a Cristo Senhor, luz que ilumina a humanidade e sol que não tem ocaso; e aclamemos com alegria:

R. Senhor, vós sois nossa vida e salvação!

1. Criador do universo, nós vos agradecemos este dia que recebemos de vossa bondade, e em que celebramos a vossa ressurreição. R.

2. Que o vosso Espírito nos ensine hoje a cumprir vossa vontade, e vossa Sabedoria sempre nos conduza. R.

3. Dai-nos celebrar este domingo cheios de alegria, participando da mesa de vossa Palavra e de vosso Corpo. R.

4. Nós vos damos graças, por vossos inúmeros benefícios. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração do Culto Perpétuo (no encarte)

Oração

D. Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.

Para ouvir e praticar:

Jesus cumpriu a vontade do Pai e se fez o servidor de seus irmãos até morrer por eles. Mas sua morte era sua vitória. Por sua ressurreição, Deus o fez Senhor, o Primogênito de um povo novo. Ele é o Ressuscitado, Aquele que arranca o homem do medo para enraizá-lo na esperança e no amor (Const. MSC, 8).


.