Vésperas
D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T. Socorrei-nos sem demora.
D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!
T. Eternamente.
Hino
Ave, do mar Estrela, bendita Mãe de Deus, fecunda e sempre Virgem, portal feliz dos céus. Ouvindo aquele Ave do anjo Gabriel, mudando de Eva o nome, trazei-nos paz do céu. Ao cego iluminai, ao réu livrai também; de todo mal guardai-nos e dai-nos todo o bem. Mostrai ser nossa Mãe, levando a nossa voz a Quem, por nós nascido, dignou-se vir de vós. Suave mais que todas, ó Virgem sem igual, fazei-nos mansos, puros, guardai-nos contra o mal. Oh! dai-nos vida pura, guiai-nos para a luz, e um dia, ao vosso lado, possamos ver Jesus. Louvor a Deus, o Pai, e ao Filho, Sumo Bem, com seu Divino Espírito agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Minha oração suba a vós como incenso, Senhor!
Salmo 140(141),1-9
Oração nas dificuldades da vida
Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos (Ap 8,4).
–1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; * quando eu grito, escutai minha voz! –2 Minha oração suba a vós como incenso, * e minhas mãos, como oferta da tarde!
–3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, * e vigias às portas dos lábios!
–4 Meu coração não deixeis inclinar-se * às obras más nem às tramas do crime; – que eu não seja aliado dos ímpios * nem partilhe de suas delícias!
=5 Se o justo me bate é um favor; † porém jamais os perfumes dos ímpios * sejam usados na minha cabeça! – Continuarei a orar fielmente, * enquanto eles se entregam ao mal!
=6 Seus juízes, que tinham ouvido † as suaves palavras que eu disse, * do rochedo já foram lançados. =7 Como a mó rebentada por terra, † os seus ossos estão espalhados * e dispersos à boca do abismo.
–8 A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, * em vós me abrigo: poupai minha vida! –9 Senhor, guardai-me do laço que armaram * e da armadilha dos homens malvados!
Ant. Minha oração suba a vós como incenso, Senhor!
Ant. 2 Sois vós meu abrigo, Senhor, minha herança na terra dos vivos.
Salmo 141(142) Vós sois o meu refúgio, Senhor!
Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário).
–2 Em voz alta ao Senhor eu imploro, * em voz alta suplico ao Senhor! =3 Eu derramo na sua presença † o lamento da minha aflição, * diante dele coloco minha dor!
–4 Quando em mim desfalece a minh’alma, * conheceis, ó Senhor, meus caminhos! – Na estrada por onde eu andava * contra mim ocultaram ciladas.
–5 Se me volto à direita e procuro, * não encontro quem cuide de mim, – e não tenho aonde fugir; * não importa a ninguém minha vida!
=6 A vós grito, Senhor, a vós clamo † e vos digo: “Sois vós meu abrigo, * minha herança na terra dos vivos”. –7 Escutai meu clamor, minha prece, * porque fui por demais humilhado!
–8 Arrancai-me, Senhor, da prisão, * e em louvor bendirei vosso nome! – Muitos justos virão rodear-me * pelo bem que fizestes por mim.
Ant. Sois vós meu abrigo, Senhor, minha herança na terra dos vivos.
Ant. 3 O Senhor Jesus Cristo se humilhou; por isso Deus o exaltou eternamente.
Cântico Fl 2,6-11
Cristo, o Servo de Deus
=6 Embora fosse de divina condição, † Cristo Jesus não se apegou ciosamente * a ser igual em natureza a Deus Pai.
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)
=7 Porém esvaziou-se de sua glória † e assumiu a condição de um escravo, * fazendo-se aos homens semelhante. (R.)
= Reconhecido exteriormente como homem, † 8 humilhou-se, obedecendo até à morte, * até à morte humilhante numa cruz. (R.)
=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira † e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, * e elevado muito acima de outro nome. (R.)
=10 Para que perante o nome de Jesus † se dobre reverente todo joelho, * seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.)
=11 E toda língua reconheça, confessando, † para a glória de Deus Pai e seu louvor: * “Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!” (R.)
Ant. O Senhor Jesus Cristo se humilhou; por isso Deus o exaltou eternamente.
Leitura breve (Gl 4,4-5)
Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva.
Para meditar (Padre Chevalier, 1863)
Não vos esqueçais que Jesus nos foi dado por Maria; que Deus quis que ele haurisse sua vida no coração puríssimo da Virgem sua mãe; que ela é ainda o misterioso carnal pelo qual nos chegam
todas as graças. É, pois, por ela, em união com ela e nela, que deveis ir ao Coração de Jesus. Certos de agradar a Jesus, chamai sua mãe de: Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Cântico evangélico: Magnificat (no encarte)
Ant. Na Cruz, o Senhor disse à Mãe: Mulher, eis aqui o teu Filho! E a João: Eis aqui tua Mãe!
Preces
Proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso: Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações. Peçamos humildemente:
R. Cheia de graça, intercedei por nós!
1. Deus, autor de tantas maravilhas, que fizestes a Imaculada Virgem Maria participar em corpo e alma da glória celeste de Cristo, conduzi para a mesma glória os corações de vossos filhos e filhas. R.
2. Vós, que nos destes Maria por Mãe, concedei, por sua intercessão, saúde aos doentes, consolo aos tristes, perdão aos pecadores, e a todos a salvação e a paz. R.
3. Vós, que fizestes de Maria a cheia de graça, concedei a todos a abundância da vossa graça. R.
4. Fazei, Senhor, que a vossa Igreja seja, na caridade, um só coração e uma só alma, e que todos os fiéis perseverem unânimes na oração com Maria, Mãe de Jesus. R.
(intenções livres)
5. Vós, que coroastes Maria como rainha do céu, fazei que nossos irmãos e irmãs falecidos se alegrem eternamente em vosso reino, na companhia dos santos. R.
Pai nosso...
Oração da Semana com N. Sra. do Sagrado Coração
Oração
D. Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Para ouvir e praticar:
Porque Maria está intimamente unida ao mistério do Coração de seu Filho, nós a invocamos, a exemplo de nosso Fundador, sob o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ela conheceu as insondáveis riquezas de Cristo; ela estava repleta de seu amor; ela nos conduz a ele apontando o seu Coração, fonte de um amor sem limites, que dá origem a um mundo novo. (Const. MSC, 18)