SEXTA-FEIRA

Escrito em 15/07/2025

Vésperas

D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.

T. Socorrei-nos sem demora.

D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

T. Eternamente.

Hino

Ó Cristo, autor deste mundo, que redimis terra e céus, da luz do Pai sois a luz, Deus verdadeiro de Deus. O amor vos fez assumir o nosso corpo mortal, e, novo Adão, reparastes

do velho a culpa fatal. O vosso amor, que criou a terra, o mar e o céu, do antigo mal condoído, nossas cadeias rompeu. Ninguém se afaste do amor do vosso bom Coração. Buscai, nações, nesta fonte as graças da remissão. Aberto foi pela lança e, na paixão transpassado, deixou jorrar água e sangue, lavando nosso pecado. Glória a Jesus, que derrama graça do seu coração, um como Pai e o Espírito, nos tempos sem sucessão.

Salmodia Ant. 1 Com vosso jugo tão suave dominai, Senhor Jesus, sobre os vossos inimigos.

Salmo 40(41)

Prece de um enfermo

Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18).

–2 Feliz de quem pensa no pobre e no fraco: * o Senhor o liberta no dia do mal! =3 O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida, † o Senhor vai torná-lo feliz sobre a terra, * e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.

–4 Deus irá ampará-lo em seu leito de dor, * e lhe vai transformar a doença em vigor. –5 Eu digo: “Meu Deus, tende pena de mim, * curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!”

–6 O meu inimigo me diz com maldade: * “Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?” =7 Se alguém me visita, é com dupla intenção: † recolhe más notícias no seu coração, * e, apenas saindo, ele corre a espalhá-las.

–8 Vaticinam desgraças os meus inimigos, * reunidos, sussurram o mal contra mim: –9 “Uma peste incurável caiu sobre ele, * e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!” –10 Até mesmo o amigo em quem mais confiava, * que comia o meu pão, me calcou sob os pés.

–11 Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim, * levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.

–12 Eu, então, saberei que vós sois meu amigo, * porque não triunfou sobre mim o inimigo.

–13 Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo * e me pôr para sempre na vossa presença.

–14 Bendito o Senhor, que é Deus de Israel, * desde sempre, agora e sempre. Amém!

Ant. Com vosso jugo tão suave dominai, Senhor Jesus, sobre os vossos inimigos.

Ant. 2 O Senhor bom e clemente alimentou os que o temem.

Salmo 45(46) O Senhor é refúgio e vigor

Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23).

–2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, * sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; –3 assim não tememos, se a terra estremece, * se os montes desabam, caindo nos mares, –4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, * se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:

–5 Os braços de um rio vêm trazer alegria * à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. –6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! * Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la. –7 Os povos se agitam, os reinos desabam; * troveja sua voz e a terra estremece.

–8 Conosco está o Senhor do universo! * O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

–9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus * e a obra estupenda que fez no universo: = reprime as guerras na face da terra, † 10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, * e queima no fogo os escudos e as armas: –11 “Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, * que domino as nações, que domino a terra!”

–12 Conosco está o Senhor do universo! * O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Ant. O Senhor bom e clemente alimentou os que o temem. Ant. 3 Eis aqui o Cordeiro de Deus, o que tira o pecado do mundo.

Cântico Ap 15,3-4 Hino de adoração

–3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, * ó Senhor e nosso Deus onipotente! – Vossos caminhos são verdade, são justiça, * ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, † e quem não honraria o vosso nome? * Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.)

= As nações todas hão de vir perante vós, † e prostradas haverão de adorar-vos, * pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)

Ant. Eis aqui o Cordeiro de Deus,

o que tira o pecado do mundo.

Leitura breve (Ef 2,4-7)

Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo. Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça.

Para meditar (Padre Chevalier, no livro “Meditações para todos os dias do ano”)

Com que objetivo nosso Divino Salvador veio viver entre nós? Queria que vivêssemos de sua própria vida, comunicar-nos seu Espírito. Queria dar-nos o coração dele, como todos os tesouros que contém e transmitir-nos todos os sentimentos que o animavam. Preparemo-nos, então, para receber tão grandes benefícios. Voltemo-nos para Nosso Salvador e digamos: “Vem, Senhor Jesus!”. Vem e renasce em nossas almas, estabelece em nossos corações o Reino de teu amor. Queremos que somente o vosso Sagrado Coração reine sobre nós. Tu serás a nossa luz, nossa fortaleza, nosso guia e nosso sustentador. Seguiremos a lei do teu Coração, e nos submeteremos para sempre ao teu Reino.

Cântico evangélico: Magnificat (no encarte)

Ant. O Senhor nos acolheu em seu regaço e Coração, fiel ao seu amor.

Preces

Oremos, irmãos e irmãs, a Jesus Cristo, repouso de nossas almas; e lhe peçamos:

R. Rei de bondade, tende compaixão de nós!

1. Senhor Jesus, de cujo coração aberto pela lança jorrou sangue e água para que a Igreja, vossa esposa, nascesse de vós, tornai-a santa e imaculada. R.

2. Senhor Jesus, templo santo de Deus, destruído pelo ser humano e novamente edificado por Deus, fazei da Igreja o tabernáculo do Altíssimo. R.

3. Senhor Jesus, rei e centro de todos os corações, que amais com amor eterno e atraís compassivo tudo para vós, renovai a vossa aliança com a humanidade inteira. R.

4. Senhor Jesus, nossa paz e reconciliação, que morrendo na cruz vencestes o ódio e fizestes de todos uma nova criatura, abri-nos o caminho para o Pai. R.

5. Senhor Jesus, nossa vida e ressurreição, conforto e repouso dos corações atribulados, atraí para vós os pecadores. R.

(intenções livres)

6. Senhor Jesus, obediente até à morte de cruz, por causa do vosso infinito amor para conosco, ressuscitai a todos os que adormeceram na vossa paz. R.

Pai nosso...

Oração da Semana com N. Sra. do Sagrado Coração

Oração

D. Senhor Deus, revesti-nos das virtudes do Coração de vosso Filho e inflamai-nos com seu amor, para que, assemelhando-nos a ele, possamos participar da redenção eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.

Para ouvir e praticar:

Quando ele entregou sua vida, quando seu lado foi aberto, ele nos deu seu Espírito, que derrama o amor em nossos corações e nos inspira a vontade de servir. Contemplando aquele que foi traspassado, nós descobrimos esse Coração novo que Deus nos deu, fonte inesgotável de vida (Const. MSC, 9).


.