Vésperas
D. Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T. Socorrei-nos sem demora.
D. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
D. Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!
T. Eternamente.
Hino
Deus de supremo poder, da água os seres gerastes. Com uns enchestes os mares, de outros o ar povoastes.
Uns mergulhastes nas águas, outros soltastes no ar, com o impulso que os leva a toda a terra ocupar.
Dai graça a todos os servos, no vosso sangue lavados, para vencermos o tédio, a morte e todo pecado.
Não nos deprimam as culpas, nem nos inflame a vaidade; não caia a mente abatida, nem caia a mente elevada.
Ouvi-nos, Pai piedoso, e vós, Imagem do Pai, que com o Espírito Santo eternamente reinais.
Salmodia
Ant. 1 Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes! A vós louvor eternamente!
Salmo 29(30) Ação de graças pela libertação
Cristo, após sua gloriosa ressurreição, dá graças ao Pai (Cassiodoro).
–2 Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, * e não deixastes rir de mim meus inimigos! –3 Senhor, clamei por vós, pedindo ajuda, *
e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde! –4 Vós tirastes minha alma dos abismos * e me salvastes, quando estava já morrendo!
–5 Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, * dai-lhe graças e invocai seu santo nome! –6 Pois sua ira dura apenas um momento, * mas sua bondade permanece a vida inteira; – se à tarde vem o pranto visitar-nos, * de manhã nos vem saudar a alegria.
–7 Nos momentos mais felizes eu dizia: * “Jamais hei de sofrer qualquer desgraça!” –8 Honra e poder me concedia a vossa graça, * mas escondestes vossa face e perturbei-me.
–9 Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo, * e imploro a piedade do meu Deus: –10 Que vantagem haverá com minha morte, * e que lucro, se eu descer à sepultura?
– Por acaso, pode o pó agradecer-vos * e anunciar vossa leal fidelidade? –11 Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! * Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
–12 Transformastes o meu pranto em uma festa, * meus farrapos, em adornos de alegria, =13 para minh’alma vos louvar ao som da harpa † e ao invés de se calar, agradecer-vos: * Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
Ant. Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes! A vós louvor eternamente!
Ant. 2 Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado!
Salmo 31(32)
Feliz o homem que foi perdoado!
Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras (Rm 4,6).
–1 Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta! =2 Feliz o homem a quem o Senhor † não olha mais como sendo culpado, * e em cuja alma não há falsidade!
=3 Enquanto eu silenciei meu pecado, † dentro de mim definhavam meus ossos * e eu gemia por dias inteiros,
–4 porque sentia pesar sobre mim * a vossa mão, ó Senhor, noite e dia; – e minhas forças estavam fugindo, * tal como a seiva da planta no estio.
–5 Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. – Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” * E perdoastes, Senhor, minha falta.
–6 Todo fiel pode, assim, invocar-vos, * durante o tempo da angústia e aflição, – porque, ainda que irrompam as águas, * não poderão atingi-lo jamais.
–7 Sois para mim proteção e refúgio; * na minha angústia me haveis de salvar, – e envolvereis a minha alma no gozo * da salvação que me vem só de vós.
=8 “Vou instruir-te e te dar um conselho; † vou te dar um conselho a seguir, * e sobre ti pousarei os meus olhos:
=9 Não queiras ser semelhante ao cavalo, † ou ao jumento, animais sem razão; * eles precisam de freio e cabresto – para domar e amansar seus impulsos, * pois de outro modo não chegam a ti”.
=10 Muito sofrer é a parte dos ímpios; † mas quem confia em Deus, o Senhor, * é envolvido por graça e perdão.
=11 Regozijai-vos, ó justos, em Deus, † e no Senhor exultai de alegria! * Corações retos, cantai jubilosos!
Ant. Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado!
Ant. 3 O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder; as nações hão de servi-lo.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a O julgamento de Deus
–11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, * a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis, – porque assumistes o poder que vos pertence, * e enfim tomastes posse como rei!
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)
= 18 As nações se enfureceram revoltadas, † mas chegou a vossa ira contra elas * e o tempo de julgar vivos e mortos, = e de dar a recompensa aos vossos servos, † aos profetas e aos que temem vosso nome, * aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.)
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder † e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido. – Pois foi expulso o delator que acusava * nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.)
= 11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro † e o testemunho que eles deram da Palavra, * pois desprezaram sua vida até à morte. – 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai * e vós todos os que neles habitais! (R.)
Ant. O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder; as nações hão de servi-lo.
Leitura breve (1Pd 1,6-9)
Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira – mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo – e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.
Para meditar (Padre Chevalier, do livro “Meditações para todos os dias do ano”)
O Espírito Santo transformou os apóstolos no preciso momento que desceu sobre eles em Pentecostes. Antes da sua vinda, estavam tão acovardados que haviam abandonado o Mestre no momento de sua paixão. O chefe do grupo, Pedro, o negou três vezes. Porém, ao chegar o dia de Pentecostes, tudo muda. Encontramos os apóstolos tão cheios de coragem que estão dispostos a pregar publicamente o nome de Jesus crucificado. Nada os intimida, nem a prisão, nem a tortura, nem mesmo a morte. Peçamos ao Espírito Santo que faça de nós pessoas novas, destruindo em nossos corações a insegurança, que tanto nos intimida, fortificando nossa fé e dando-nos a coragem de mostramo-nos discípulos fiéis de Jesus crucificado, sempre e por toda parte.
Cântico evangélico: Magnificat (no encarte)
Ant. O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
Preces
Louvemos a Deus, nosso auxílio e esperança; e lhe peçamos com humildade:
R. Velai, Senhor, sobre os vossos filhos e filhas!
1. Senhor nosso Deus, que firmastes com o vosso povo uma aliança eterna, fazei que nos recordemos sempre de vossas maravilhas. R.
2. Aumentai nos sacerdotes o espírito de caridade, e conservai os fiéis na unidade do espírito pelo vínculo da paz. R.
3. Fazei que trabalhemos pela unidade da Igreja e que sejam superadas as divisões do vosso Corpo Místico. R.
4. Enviai operários e operárias à vossa messe, para que vosso nome seja glorificado entre todos os povos. R.
(intenções livres)
5. Admiti no convívio dos vossos santos nossos parentes, amigos e benfeitores falecidos, e fazei que um dia nos encontremos com eles no vosso reino. R.
Pai nosso...
Oração da Semana com N. Sra. do Sagrado Coração
Oração
D. Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e, ao raiar um novo dia, dar-vos graças em vossa presença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Para ouvir e praticar:
Em Jesus, nós reconhecemos o Bom Pastor que vai em busca dos que estão perdidos, que conhece os seus e que dá sua vida para os salvar. Ele nos manifesta assim a ternura do Pai para com aqueles que são desprezados e cujos direitos não são reconhecidos. Ele é nosso Mestre, manso e humilde de coração, que alivia nossos fardos e nos dá o repouso. Mas ele nos faz conhecer também suas exigências e fala com autoridade. Aos que vêm a ele, ele dá sua própria força e sua coragem para ajudá-los a viver e a trabalhar pela justiça e pela paz. (Const. MSC, 7)