Antes de rezar qualquer uma dessas duas opções, é conveniente permitir-se ficar uns instantes em silêncio na presença de Deus e recordar tudo o que foi vivido no dia, desde o despertar.
1ª opção:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Boa noite, Pai. Termina o dia e a ti entrego meu cansaço. Obrigado por tudo e... perdão. Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças; Obrigado pelo bom exemplo que recebi daquela pessoa; Obrigado também por aquilo que me fez sofrer... Obrigado porque naquele momento de desânimo me lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação...Por tudo e por todos, obrigado, Pai! Nesta noite, Pai, também desejo me abrir à reconciliação. Quero perdoar todos os que me ofenderam neste dia e peço perdão pelas minhas próprias falhas... Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho(a) único(a), mas irmão(ã) de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei causar aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor; Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. Tive hoje alguns tropeços, é verdade. Mas confio na bondade imensa do teu Coração. Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente. Boa noite, Pai. Até amanhã. Amém.
Pai nosso.... Ave Maria.... Glória ao Pai.
V. O Senhor todo-poderoso nos conceda noite tranquila e, no fim da vida, morte santa.
R. Amém.
V. Nossa Senhora do Sagrado Coração,
R. rogai por nós.
V. São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Coração de Jesus,
R. rogai por nós.
Ou
2ª Opção (Dirigida à Nossa Senhora):
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Mãe indulgente e boa, esta noite quero depor a teus pés o fardo de meu dia, o fardo de meus trabalhos e de minhas labutas e, também, o fardo de minhas contradições e infidelidades ao Evangelho. Venho entregar tudo, rogando-te que dirijas em meu nome ao Pai do Céu um agradecimento pela abundância de seus benefícios, um pedido de perdão por minhas muitas faltas, e o meu desejo de perdoar todos os que me ofenderam. E depois de me ter colocado inteiramente entre tuas mãos maternas, venho suplicar, mais uma vez, um olhar de benevolência, o sorriso afetuoso que destinas a teus filhos e filhas. Depois de todos os trabalhos e correrias desse dia, fico feliz ao encontrar à noite um refúgio amoroso, uma bondade sorridente. Teu semblante tão acolhedor e tão compreensivo me fará esquecer todas as dificuldades encontradas neste dia. Poderei dormir na paz, sabendo que continuas a me amar e a velar por mim. Com esta certeza reconfortante, minha fadiga não me impedirá de responder a teu sorriso, e será na doce alegria de tua afeição que me abandonarei no Senhor para um repouso de todo o meu ser. Boa noite, Santa Mãe de Deus e minha mãe amada! Amém.
Pai nosso… Ave Maria…Glória ao Pai...
V. O Senhor todo-poderoso nos conceda noite tranquila e, no fim da vida, morte santa.
R. Amém.
V. Nossa Senhora do Sagrado Coração,
R. rogai por nós.
V. São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Coração de Jesus,
R. rogai por nós.