1ª opção:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, mais um dia diante de mim! Eu te agradeço o descanso da noite e a claridade desta nova manhã. Sei que tu velas por mim, que a minha vida está em tuas mãos. Que todos os minutos desta jornada sejam marcados por uma disposição fundamental de buscar-te. Que o meu trabalho seja feito com atenção e com amor. Que ele não seja apenas um fardo doloroso, mas uma atividade alegre para o bem de toda a humanidade. Dá-me um sorriso acolhedor e um coração aberto para todos aqueles que eu encontrar nos caminhos da vida. Dá-me coragem de mudar aquilo que precisa ser mudado e força de não compactuar com o mal e o pecado. Neste instante imploro a tua bênção e, a tua graça, sobre todos os infelizes, doentes e desesperados. Que na mesa do pobre não falte o necessário, e que todas as pessoas da terra tenham cada vez mais um coração puro e pacífico. Amém.
Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
V. Jesus, manso e humilde de Coração.
R. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
V. Nossa Senhora do Sagrado Coração,
R. rogai por nós.
V. São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Coração de Jesus,
R. rogai por nós.
Ou
2ª opção:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero ver hoje o mundo com olhos cheios de amor. Quero ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Quero ver os teus filhos e filhas além das aparências, como tu mesmo os vês e, assim, não ver senão o bem em cada um. Fecha meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso que todos quantos se aproximarem de mim sintam tua presença. Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que, no decurso desse dia, eu te revele a todos. Amém.
Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
V. Jesus, manso e humilde de Coração.
R. Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
V. Nossa Senhora do Sagrado Coração,
R. rogai por nós.
V. São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Coração de Jesus,
R. rogai por nós.
Ou
3ª opção: Leitura orante da Palavra de Deus (também chamada de “Lectio Divina”)
Aqui propomos um método de oração como opção para a “oração da manhã”. Porém, nada impede que seja usado em qualquer outra hora do dia ou da noite. Para se ter um contato de oração com a Palavra de Deus, sugerimos os seguintes passos:
- PREPARE-SE PARA A ORAÇÃO. Procure um lugar silencioso onde você possa ficar um tempo em paz sem ser interrompido. Tenha já em mãos o texto do Evangelho do dia. Para isso você pode usar a Bíblia ou a “Liturgia Diária”. Isso preparado, passe para o próximo passo.
- SILENCIE O SEU CORAÇÃO. Se você gosta de cantar, ajuda entoar algumas vezes um pequeno refrão que ajude a entrar em clima de oração. Se você não gosta de cantar, pode-se rezar uma das orações de invocação ao Espírito Santo que temos neste Manual ou outra da sua preferência. Sentindo o coração mais em paz, passe para o seguinte passo.
- TOME O TEXTO BÍBLICO. Leia-o pela primeira vez. Nessa leitura procure entender o que está acontecendo: Quem são as pessoas presentes na cena? Quem está falando? Para quem está falando? Por que está dizendo isso? Onde a cena se passa? Tente perceber o que está acontecendo naquele trecho bíblico (às vezes, para entender melhor, ajuda ver o texto diretamente na Bíblia, porque aí pode-se se compreender melhor o contexto). Depois de ter entendido o que o texto diz em si, passe para o próximo passo.
- REFLITA SOBRE O QUE VOCÊ ACABOU DE LER. Deixe o texto um pouco de lado. O que texto diz para a sua vida? Tente recordar na íntegra o que você leu. Qual foi o versículo ou palavra que mais te chamou atenção? Sente que Deus pede algo de você a partir do que foi lido? O que esse trecho bíblico tem a ver com o que você está vivendo nesses últimos tempos? Permita-se refletir um pouco em silêncio e deixe Deus falar. Se quiser, feche os olhos. Tendo feito esse esforço por buscar uma aplicação prática da Palavra de Deus na sua vida, passe ao próximo passo.
- CONVERSE COM DEUS. Você o ouviu, agora é hora de falar. Peça a graça de viver aquilo que te interpelou no texto bíblico. Peça por você, mas também pelos outros, pela Igreja, pela humanidade. Se você sentir dificuldade nesse momento (há dias em que nosso coração fica meio calado...), pode ajudar muito usar a fórmula da “oração dos fiéis” da Liturgia Diária, ou as “preces” da Liturgia das Horas deste manual. Aí a sua contemplação se tornará, também, intercessão. Ouvimos Deus que nos fala, mas também falamos com ele sobre a vida. Depois dessa conversa com Deus, passe para o último passo.
- TERMINE esse momento de oração com a oração do Pai Nosso ou com a Oração do Culto Perpétuo (no encarte). Da oração passamos para a vida. O Evangelho, dom de Deus para que tenhamos vida em plenitude, precisa se tornar COMPORTAMENTO se quisermos que surta efeito. Pode ser bom anotar um pensamento, frase ou palavra que marcou sua oração. Deixe a frase num lugar visível. Pode servir de lembrete para se viver o que foi rezado.