(Pode ser rezado ao longo do mês de outubro)
D. Senhor Jesus, que um dia nos ensinastes a rogar ao Pai: “Venha a nós o vosso Reino”, dai-nos um coração eclesial e missionário, que ame a vossa Igreja e que a exemplo dela abra “os espaços da caridade até os confins da terra, cuidando igualmente dos de longe como dos próprios membros”. A Igreja, no Concílio, nos revelou que “não pode crescer nas comunidades a graça da renovação” se assim não pensarem e agirem dando generosamente da pobreza que têm. (Cf. AG 37).
T. Dai-nos, Senhor, um coração missionário com solicitude por todas as Igrejas, indo além de nossas paróquias e nossas dioceses porque vossa “Igreja é peregrina e missionária por sua natureza” (AG 2). Dai-nos, Senhor, um coração missionário que saiba sentir a realidade e interpretar os sinais dos tempos; apoiar o bem e as sementes do Evangelho e do Reino de Deus; denunciar o mal e os contravalores que existem nas organizações e estruturas; nas situações e ambientes, Igrejas e religiões; nas raças e culturas, povos e nações.
D. Dai-nos, Senhor, um coração missionário que saiba ouvir o clamor de nosso povo, de preferência, o clamor dos mais pobres, que pedem trabalho digno e salário justo; comida, saúde e alegria, terra e casa para morar; justiça, paz e pão; espaço, vez e voz, mais vida e esperança; igualdade, carinho e amor.
T. Dai-nos, Senhor, um coração missionário que tenha coragem de deixar terra, casa, campo e bens; pai, mãe e irmãos, parentes e amigos pela causa da Evangelização e da missão além-fronteiras. Dai-nos, Senhor, um coração missionário que saiba amar com caridade missionária os homens e mulheres de nosso tempo, de nossa terra e de outras terras mais; homens ricos e pobres, bons e maus, santos e pecadores. Dai-nos, Senhor, um coração missionário que busque crescer no ardor pela missão; na eficácia de novos métodos e no uso adequado de novas expressões. Dai-nos, Senhor, um coração missionário com os limites da Igreja e do Reino de Deus, com